Por Pedro Paulo de Jesus 20/02/2025 atualizado 22h19
No cenário do futebol latino, poucos dirigentes reúnem tanta experiência, influência e respeito quanto Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um gestor firme, de posições claras e visão estratégica, reconhecido como um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do futebol carioca e pelo desenvolvimento da arbitragem no Brasil.
Sob sua liderança, o Rio de Janeiro se tornou referência no investimento e na valorização da arbitragem. A FFERJ oferece as melhores taxas de remuneração para os árbitros no Brasil, um fator determinante para a profissionalização da categoria. Além disso, a federação mantém um programa contínuo de capacitação, por meio da Escola de Arbitragem (EAFERJ), garantindo que os árbitros e assistentes estejam sempre em alto nível técnico.
Os resultados são evidentes. Árbitros formados no Rio de Janeiro, como Yuri Elino, Thiago Farinha, Gustavo Mota, Wagner Nascimento Magalhães, Marcos Aurélio Reges e tantos outros, frequentemente estão entre os mais escalados nas principais competições nacionais, consolidando a arbitragem carioca como uma das mais respeitadas do país.
A gestão de Rubens Lopes também tem sido decisiva para manter o Campeonato Carioca como um dos estaduais mais atrativos do Brasil. Ele entende que o equilíbrio da competição é fundamental e, por isso, trabalha para garantir que todos os clubes tenham condições de disputar em alto nível. A FFERJ promove incentivos financeiros e estruturais para que times menores possam competir de forma mais justa com os grandes, fomentando a competitividade e revelando novos talentos.
Além do estadual, sua gestão tem sido crucial para a modernização do futebol no Rio. Ele apoia a criação de ligas e alternativas que fortaleçam os clubes financeiramente, sempre com um olhar atento para a evolução do esporte. Isso sem contar o respeito pelo trabalho da imprensa e a transparência, marcas de sua gestão.
Rubens Lopes não é apenas um administrador. É um homem de posições firmes, respeitado por sua postura e capacidade de diálogo. Sabe negociar, apaziguar conflitos e, ao mesmo tempo, defender os interesses do futebol com convicção. Seu nome tem peso dentro da CBF e no cenário nacional, sendo um dos dirigentes mais influentes do país.
À frente da FERJ desde 2007, construiu uma trajetória de respeito, consolidando-se como um dos melhores presidentes de federação do Brasil. Seja na valorização da arbitragem, na competitividade dos campeonatos ou na defesa dos clubes, sua liderança segue fazendo a diferença no futebol brasileiro. Sorte de Ednaldo Rodrigues que com ele segue fazendo a diferença na gestão da casa do futebol.