
A reformulação na arbitragem brasileira promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta semana recebeu elogios de uma das vozes mais respeitadas da gestão esportiva no país: Charles Hebert. Ex-árbitro da CBF, ex-presidente da Comissão de Arbitragem de Alagoas e profundo conhecedor dos bastidores do futebol, Charles destacou a importância das mudanças e classificou a chegada de Rodrigo Cintra para a coordenação da arbitragem brasileira como um grande acerto.
“Rodrigo Cintra é um profissional extremamente qualificado, que conhece a arbitragem por dentro e tem uma visão moderna sobre os desafios do setor. Sua presença na CBF representa um passo importante para o desenvolvimento dos nossos árbitros e para a melhoria da qualidade da arbitragem nacional”, afirmou.
Outro ponto ressaltado por Charles foi a incorporação do argentino Nestor Pitana ao quadro da CBF como consultor de arbitragem. O experiente árbitro, que apitou a final da Copa do Mundo de 2018, já havia participado de um projeto conduzido por Charles Hebert em Alagoas, quando ministrou uma palestra para árbitros locais, compartilhando sua vasta experiência internacional. Amigo pessoal de Sandro Ricci, também contratado como consultor da CBF, Charles disse que a arbitragem brasileira está em boas mãos.
“Ter Pitana nesse projeto é uma decisão acertada. Ele é uma referência mundial na arbitragem e, quando esteve em Alagoas, demonstrou todo o seu conhecimento e profissionalismo. Agora, como consultor da CBF, ele poderá contribuir ainda mais para o crescimento da arbitragem brasileira”, destacou Charles.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do futebol, Charles Hebert é reconhecido como uma das maiores autoridades do país na gestão esportiva. Seu trabalho na arbitragem e no comando de projetos ligados ao futebol comprova sua capacidade de liderar e impulsionar avanços estruturais no esporte.
Charles também fez questão de elogiar Sandro Meira Ricci, ex-árbitro brasileiro que apitou duas Copas do Mundo e hoje atua como chefe da arbitragem nos Estados Unidos. Ele destacou a competência de Ricci e ressaltou que sua experiência internacional é um grande ativo para a arbitragem brasileira. ‘O Sandro é um profissional de alto nível, que acumulou grande conhecimento no cenário mundial. Sua vinda ao Brasil, sempre que possível, é uma oportunidade valiosa para compartilharmos experiências e aprendermos com um dos melhores que já tivemos’, afirmou Charles
As mudanças na arbitragem, promovidas pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, reforçam o compromisso da entidade com a modernização e a qualificação dos profissionais do apito no Brasil. Com nomes de peso como Rodrigo Cintra, Meira Ricci e Nestor Pitana no projeto, a expectativa é de que a arbitragem nacional alcance um novo patamar de excelência.