ArbitragemDestaque

“Estou feliz de estar no Brasil”, diz Néstor Pitana durante pré-temporada dos árbitros alagoanos

Entre os melhores árbitros do mundo, argentino compartilhou sua experiência com o quadro alagoano que se prepara para o início do estadual 2022; amanhã é a vez de Pernambuco

O árbitro argentino Néstor Pitana foi a grande atração da pré-temporada dos árbitros alagoanos realizada em Maceió, na noite desta quinta-feira (6). Simpático e extremamente atencioso, fez questão de tirar fotos com todos e de contar detalhes do dia em que recebeu da FIFA a notícia de que seria o árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, realizada no Brasil.

– Não consigo expressar com palavras o que senti naquele momento. Só agradecia a Deus e pensava na alegria da minha família e de meu país ao saberem da notícia. Conduzir um jogo de tamanha responsabilidade realmente não é fácil, mas eu estava preparado e fiz o melhor. Passa um filme em sua cabeça, mas era necessário entrar em campo e apitar. Apenas apitar. Um dia antes consegui dormir, mas controlar a ansiedade não foi fácil. Mas com o apoio dos meus companheiros tudo deu certo.

No bate-papo com os árbitros alagoanos, Pitana revelou a maneira como se porta antes, durante e depois das partidas em que é designado.

– O árbitro precisa ser respeitado, mas para isso é necessário que se faça respeitar. Sua presença precisa ser notada. Ele não é a estrela do jogo, são os jogadores, mas sua autoridade precisa estar em evidência para que o jogo fique em sua mão. Educação em primeiro lugar, sempre. Mas é uma via de mão dupla. Você precisa ser exemplo para ter o exemplo das pessoas.

Feliz por estar novamente no Brasil, Pitana elogiou a iniciativa das federações, tanto de Alagoas, quanto de Pernambuco que com o apoio da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), o trouxeram ao Nordeste brasileiro.

– Estou muito honrado de voltar ao Brasil, ainda mais para esse encontro com os árbitros. Impossível não me ver neles no início de minha carreira. Agradeço ao Charles – gestor do comitê de arbitragem da Federação Alagoana de Futebol (FAF) – pelo convite e desejo êxito aos meus colegas durante essa temporada.

Felipe Feijó é aplaudido pelos árbitros durante seu pronunciamento

Presidente as Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó fez um discurso emocionado antes da palestra do árbitro argentino. Após agradecer a presença e elogiar a gestão de Salmo Valentim à frente da ANAF, o dirigente enalteceu o trabalho realizado por Charles Hebert na condução da arbitragem de Alagoas e garantiu ter plena convicção de que seus profissionais realizarão uma temporada de alto nível graças ao talento individual de cada um.

Emocionado, Francisco Carlos do Nascimento é homenageado

Depois de pendurar o apito, o agora ex-árbitro Chicão foi homenageado pelos quase 100 jogos que conduziu ao longo de sua carreira na arbitragem. Hoje, membro da comitê local, sua história foi reconhecida pelos colegas que o homenagearam entregando uma camisa da seleção brasileira de futebol, além de uma placa de agradecimento enviada por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, pelos relevantes serviços prestados pelo alagoano ao futebol brasileiro.

Satisfeito com o criativo encontro que realizou esse ano, Charles Hebert falou sobre o momento da presença de um dos melhores árbitros do mundo em sua pré-temporada.

– A ideia de trazer o Pitana não seria possível sem a ajuda de algumas pessoas, entre elas o presidente da ANAF, Salmo Valentim que fez questão de prestigiar nosso evento; do presidente da FAF, Felipe Feijó que sempre nos deu carta branca para gerir a pasta; do governo do estado, através do nosso governador Renan Filho, parceiro fiel e fundamental nesse processo e, claro, dos árbitros que foram fundamentais para que esse encontro ocorresse. Em nome de todas essas pessoas, agradeço, também, ao amigo Sandro Ricci pela possibilidade que nos deu de receber o humilde, acessível e agora, amigo, Néstor Pitana em nosso estado. Foi um momento único, histórico e que jamais será esquecido.

A pré-temporada dos árbitros da FAF termina nesse final de semana com treinamentos práticos no campo de jogo.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios