ArbitragemDestaque

Reportagem da UOL escancara fracasso da gestão Gaciba e Alício na CBF

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem usou e-mail institucional para desautorizar Ednaldo Rodrigues; repercussão negativa expôs dirigente baiano que ainda não deu uma resposta contundente à opinião pública

A semana começou agitada nos corredores da CBF. Tudo isso depois de a Tribuna do Apito revelar com exclusividade a troca de e-mails e farpas entre Leonardo Gaciba, presidente da comissão de arbitragem da CBF; Ednaldo Rodrigues, presidente interino da entidade; e Sérgio Corrêa, responsável direto pelo desastre do VAR no Brasil, com destino às federações do país. Em um ato inconsequente, o dirigente gaúcho desautorizou publicamente uma determinação de Rodrigues com o objetivo de enfraquecer as filiadas e continuar centralizando as decisões de seu setor sem a participação das comissões estaduais de arbitragem.

Como não poderia ser diferente, a atitude do gaúcho acabou sendo condenada por diversos vices da CBF e por um número expressivo de presidentes de federações. Entretanto, até agora, Ednaldo Rodrigues optou por agir silenciosamente, com o claro objeto de salvaguardar a imagem da entidade em que comanda optando por estancar a crise internamente.

Mas nesta quinta (21), o portal UOL acabou trazendo uma reportagem em que revela a insatisfação da alta cúpula da CBF com a gestão Gaciba, o que não é nenhuma novidade vide a calamidade que vemos a cada rodada do Brasileirão. No texto, é trazido à tona o desgaste do VAR, a troca de e-mails revelada pela Tribuna e o retrato de um trabalho que a cada dia derrete graças ao despreparo emocional do ex-comentarista.

Sérgio Corrêa teria assumido novo cargo na CBF

Odiado entre árbitros, auxiliares, instrutores e comissões, Marcelo de Carvalho, como é chamado no meio, surgiu no cenário nacional depois de uma passagem sem legado à frente do Sindicato dos Árbitros de São Paulo (SAFESP). Do dia para a noite, tornou-se presidente da comissão nacional e viu diversos presidentes da CBF caírem.

Curiosamente o tempo passou, ele foi destituído duas vezes da presidência da comissão, mas segue lá, numa gestão ultrapassada, burocrata, criando cargos e abrigando seus amigos na entidade que acabou virando a extensão de sua casa.

Com total interesse na queda de Gaciba que deve ocorrer a qualquer momento por incapacidade técnica, há quem aposte que Sérgio estaria nos bastidores trabalhando maciçamente para que o vice, Alício Pena Júnior a quem exerce forte influência, mas que Gaciba considera “irmão”, fosse o escolhido. Além dele, numa eventual ‘comissão de horrores’, o nome de Marco Martins, construtor político de Santa Catarina que deixou o comando da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol – ANAF, para ser 5º vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), também figura entre os favoritos.

Embora não seja de conhecimento público, reza a lenda contada por funcionários da CBF que Corrêa estaria oficiosamente em um novo cargo na entidade, assumindo a chefia de “puxa-sacos oficiais” de Ednaldo Rodrigues. Segundo informado à nossa reportagem, em certa ocasião, o presidente teria tropeçado nas ladeiras do Pelô, em Salvador, mas quem sentiu as dores foi o ex-sindicalista que verifica a temperatura do café que o presidente toma, a cor de suas madeixas e se seu terno diariamente está bem alinhado.

Verdadeira ou não, a informação acabou repercutindo no prédio da CBF entre os colaboradores que não escondem a ojeriza pelo personagem que há 16 anos vem transformando a arbitragem brasileira em números para se perpetuar no poder. Com a queda anunciada de Gaciba, chegou a hora de Ednaldo Rodrigues entrar para a história e fazer o que nenhum presidente na história recente da entidade teve coragem: mudar tudo na arbitragem apostando não em pessoas, mas em projetos que sejam capazes de tirá-la da lama.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios