ArbitragemDestaque

Arbitragem carioca aposta na renovação para se manter entre as melhores do país

Próximo de iniciar o Cariocão 2021, Rio de Janeiro continua sendo um dos estados que mais investem no segmento em todo o país; mas quadro nacional precisa ser reformulado

Rio de Janeiro – Em tempos de pandemia falar em novos investimentos pode não ser um bom negócio. Mas quando o planejamento consegue te dar uma folga financeira, qualquer grande empresa consegue respirar mesmo em meio à grandes crises econômicas que podem ocorrer. E no futebol essa receita não é diferente.

Entre as mais importantes e populares federações de futebol do Brasil, a FFERJ segue à risca essa tendência. Com campeonatos acirrados onde estádio cheio dita a tônica de sua história, o Rio de Janeiro é também pioneiro não só no investimento, como também, na qualificação, padronização e formação de novos árbitros.

Desde que assumiu o comando da arbitragem carioca já no início do ano passado, José Carlos Santiago sabia que precisava seguir o bom trabalho realizado pelo então antecessor, Jorge Rabello, pasta ao qual durante mais de uma década fez parte ao chefiar a vice-presidência do setor.

Conhecedor minucioso de cada profissional que possui no quadro, o diretor não só manteve, como optou à sua forma, iniciar uma gestão que prioriza, entre outras coisas, a qualidade do árbitro no campo de jogo.

Celeiro de grandes profissionais na história recente do futebol, o Rio conta hoje com um quadro jovem que busca uma qualificação no cenário nacional. Entre os centrais que buscam oportunidades, Tarcízio Caetano está, junto com Elito dos Santos, Bruno Mota, Pedro de Paula França, Andrew de Mello, Lucas Santos, Fábio Schuch e Matheus Torres, entre os melhores e principais em sua renovação.

Por outro lado, na CBF, há uma série de profissionais que há anos fazem parte do quadro, mas que a própria comissão nacional não os utiliza. A rigor, em razão da pandemia, este ano o Rio de Janeiro não fez mudanças, assim como a maioria dos estados do país. Mas no fim desta temporada, a arbitragem carioca certamente sofrerá, a nível nacional, uma drástica renovação para que novos profissionais possam ter sua oportunidade garantida.

Entre os auxiliares, o Rio de Janeiro sempre foi vitrine ao revelar especialistas em lances ajustados. Um deles é Gustavo Mota, filho de um dos mais importantes ícones do esporte brasileiro, o ex-auxiliar, Tevaldo Lemos, que durante muitos anos contribuiu pelo fortalecimento da arbitragem brasileira.

Dono de uma postura única e extremante competente, Gustavo é tido no Rio como uma aposta pessoal de José Carlos Santiago, fator que o coloca em uma posição diferente dos demais. Mas isso não quer dizer que Douglas Costa, Feliphe Cunha, Ian D’Ornellas, Hugo Filemon, Thiago Soares, Gabriel Duarte e Anderson Soares, não possam despontar. Todos tecnicamente são muito semelhantes, o que facilita o trabalho de sua comissão.

Nós procuramos o presidente da comissão de árbitros do Rio de Janeiro, José Carlos Santiago, para que ele falasse sobre o bom momento da arbitragem carioca. Sem esconder o entusiasmo, o dirigente atribuiu tudo isso a forma de administrar de Rubens Lopes, presidente da FFERJ que, segundo ele, “não só acredita, como incentiva o crescimento da arbitragem no Rio de Janeiro”.

– Estamos trabalhando para que nossos árbitros possam atuar com excelência. O quadro possui diversos profissionais de ponta que estudam, treinam, se capacitam e querem chegar. Tudo isso é graças ao trabalho de toda a nossa comissão e do Departamento de Arbitragem, que seguem as determinações do Dr. Rubens, que nos dá total liberdade para atuar em prol dos nossos profissionais.

No campeonato brasileiro de 2020, o Rio de Janeiro teve um aproveitamento maior do que em anos anteriores. Acerto da gestão Gaciba que privilegia a questão técnica, oportunizando que esses profissionais tenham sequência e novos desafios na carreira.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios